Treinamentos

Interpretação e aplicação prática

OBJETIVOS

  • Interpretar técnica e detalhadamente os requisitos normativos da ISO 14155:2020, possibilitando a ilustração de sua aplicação prática;
  • Capacitar na implementação e/ou adequação das exigências dos requisitos da norma ISO 14155:2020;
  • Orientar para o projeto, condução, registro e relatório de investigações clínicas realizadas em seres humanos para avaliar o desempenho clínico ou eficácia e segurança de dispositivos médicos;
  • Conscientizar sobre as exigências legais de adequação frente aos requisitos das boas práticas clínicas (BPC).

PÚBLICO-ALVO

Profissionais que atuam ou buscam competência para atuar com o modelo normativo internacional ISO 14155:2020, sejam nos papéis de patrocinador, investigador, auxiliar de patrocinadores ou de investigadores, integrantes do comitê de ética, autoridades regulatórias, responsáveis legais, gestores, especialistas, analistas, técnicos, consultores, auditores e demais interessados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Capítulo 01. Escopo
  • Capítulo 02. Referências normativas
  • Capítulo 03. Termos e definições
  • Capítulo 04. Resumo dos princípios de boas práticas clínicas (BPC)
  • Capítulo 05. Considerações éticas
  • 5.1 Geral
  • 5.2 Influência ou incentivo impróprio
  • 5.3 Compensação e cuidados de saúde adicionais
  • 5.4 Registro em banco de dados acessível ao público
  • 5.5 Responsabilidades
  • 5.6 Comunicação com o comitê de ética (CE)
  • 5.6.1 Geral
  • 5.6.2 Apresentação inicial do CE
  • 5.6.3 Informações a serem obtidas do CE
  • 5.6.4 Comunicação contínua com o CE
  • 5.6.5 Informações contínuas a serem obtidas do CE
  • 5.7 Populações vulneráveis
  • 5.8 Consentimento informado
  • 5.8.1 Geral
  • 5.8.2 Processo de obtenção do consentimento informado
  • 5.8.3 Circunstâncias especiais para consentimento informado
  • 5.8.4 Informações a serem fornecidas ao sujeito
  • 5.8.5 Assinatura do consentimento informado
  • 5.8.6 Novas informações
  • Capítulo 06. Planejamento de investigação clínica
  • 6.1 Geral
  • 6.2 Gerenciamento de risco
  • 6.2.1 Geral
  • 6.2.2 Dispositivo de investigação incluindo riscos de procedimentos clínicos e sua divulgação
  • 6.2.3 Processo de investigação clínica
  • 6.3 Justificativa para o desenho da investigação clínica
  • 6.4 Plano de investigação clínica (CIP)
  • 6.5 Folheto do investigador (IB)
  • 6.6 Formulários de relato de caso (CRFs)
  • 6.7 Plano de monitoramento
  • 6.8 Seleção do local de investigação
  • 6.9 Contrato(s)
  • 6.10 Rotulagem
  • 6.11 Comitê de monitoramento de dados (DMC)
  • Capítulo 07. Conduta da investigação clínica
  • 7.1 Geral
  • 7.2 Iniciação do local de investigação
  • 7.3 Monitoramento do local de investigação
  • 7.4 Eventos adversos e deficiências do dispositivo
  • 7.4.1 Sinais que requerem ação imediata
  • 7.4.2 Eventos adversos
  • 7.4.3 Deficiências do dispositivo
  • 7.4.4 Processo de avaliação de risco para riscos potencialmente inaceitáveis
  • 7.5 Documentos e documentação de investigação clínica
  • 7.5.1 Alterações
  • 7.5.2 Registro de identificação do sujeito
  • 7.5.3 Documentos de origem
  • 7.6 Membros adicionais da equipe do local de investigação
  • 7.7 Privacidade do sujeito e confidencialidade dos dados
  • 7.8 Controle de documentos e dados
  • 7.8.1 Rastreabilidade de documentos e dados
  • 7.8.2 Gravação de dados
  • 7.8.3 Sistemas eletrônicos de dados clínicos
  • 7.9 Responsabilidade do dispositivo de investigação
  • 7.10 Contabilização de assuntos
  • 7.11 Auditoria
  • Capítulo 08. Suspensão, encerramento e encerramento da investigação clínica
  • 8.1 Conclusão da investigação clínica
  • 8.2 Suspensão ou término prematuro da investigação clínica
  • 8.2.1 Procedimento para suspensão ou rescisão prematura
  • 8.2.2 Procedimento para retomar a investigação clínica após suspensão temporária
  • 8.3 Encerramento de rotina
  • 8.4 Relatório de investigação clínica
  • 8.5 Avaliação de risco e conclusões
  • 8.6 Retenção de documentos
  • Capítulo 09. Responsabilidades do patrocinador
  • 9.1 Gestão da qualidade clínica
  • 9.2 Planejamento e condução da investigação clínica
  • 9.2.1 Seleção e treinamento de pessoal clínico
  • 9.2.2 Preparação de documentos e materiais
  • 9.2.3 Condução da investigação clínica
  • 9.2.4 Monitoramento
  • 9.2.5 Avaliação e relatórios de segurança
  • 9.2.6 Encerramento da investigação clínica
  • 9.3 Terceirização de atribuições e funções
  • 9.4 Comunicação com as autoridades reguladoras
  • Capítulo 10. Responsabilidades do investigador principal
  • 10.1 Geral
  • 10.2 Qualificação do investigador principal
  • 10.3 Qualificação do local de investigação
  • 10.4 Comunicação com o CE
  • 10.5 Processo de consentimento informado
  • 10.6 Conformidade com o CIP
  • 10.7 Cuidados médicos dos sujeitos
  • 10.8 Relatório de segurança
  • Anexo A (normativo) – Plano de investigação clínica (CIP)
  • Anexo B (normativo) – Folheto do investigador (IB)
  • Anexo C (informativo) – Formulários de relato de caso (CRFs)
  • Anexo D (normativo) – Relatório de investigação clínica
  • Anexo E (informativo) – Documentos essenciais de investigação clínica
  • Anexo F (informativo) – Categorização de eventos adversos
  • Anexo G (informativo) – Responsabilidades da CE
  • Anexo H (informativo) – Aplicação da ISO 14971 a investigações clínicas
  • Anexo I (informativo) – Estágios de desenvolvimento clínico
  • Anexo J (informativo) – Auditorias de investigação clínica
  • Estudos de casos e exercícios.

MATERIAL FORNECIDO

  • Apostila eletrônica com o conteúdo normativo para o treinamento;
  • Certificado eletrônico aos participantes que cumprirem a carga horária igual ou superior à 75% da carga total.

CARGA HORÁRIA

  • 24 Horas.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

  • Para os treinamentos in company, realizados na modalidade on line/ao vivo, a carga horária poderá ser distribuída em alguns dias de treinamento, completando em até 15 dias, a carga horária total proposta, mediante a disponibilidade de agenda do Instrutor.
  • Nossos treinamentos, sempre são realizados na última versão disponível de normas ou regulamentações, ou conforme a necessidade do cliente.

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